domingo, 29 de agosto de 2021

Amparo Oculto


Não lamentes, alma boa,
Contratempo que aconteça,
Que a luta não te esmoreça,
Nada existe sem valor;
Aquilo que te parece
Um desencanto de vulto
É sempre socorro oculto
Que desponta em teu favor.

Uma viagem frustrada,
Uma festa que se adia,
Uma palavra sombria
Que encerra uma diversão;
O desajuste num carro,
Um desgosto pequenino,
Alteram qualquer destino
Em forma de salvação.

Não chores por bagatelas,
Guarda a fé por agasalho,
Deus te defende o trabalho,
Atuando em derredor;
Contrariedades no tempo,
Quase sempre, em maioria,
É amparo que o Céu te envia
Por bênção do mal menor.
🌷🌿🌷
Por: Maria Dolores
Do livro: Somente Amor
Médium: Francisco Cândido Xavier
🌷🌿🌷









🌷🌿🌷

MENSAGEM DO ESE:

Felicidade que a prece proporciona

Vinde, vós que desejais crer. Os Espíritos celestes acorrem a vos anunciar grandes coisas. Deus, meus filhos, abre os seus tesouros, para vos outorgar todos os benefícios. Homens incrédulos! Se soubésseis quão grande bem faz a fé ao coração e como induz a alma ao arrependimento e à prece! A prece! ah! como são tocantes as palavras que saem da boca daquele que ora! A prece é o orvalho divino que aplaca o calor excessivo das paixões. Filha primogênita da fé, ela nos encaminha para a senda que conduz a Deus. No recolhimento e na solidão, estais com Deus. Para vós, já não há mistérios; eles se vos desvendam. Apóstolos do pensamento, é para vós a vida. Vossa alma se desprende da matéria e rola por esses mundos infinitos e etéreos, que os pobres humanos desconhecem.

Avançai, avançai pelas veredas da prece e ouvireis as vozes dos anjos. Que harmonia! Já não são o ruído confuso e os sons estrídulos da Terra; são as liras dos arcanjos; são as vozes brandas e suaves dos serafins, mais delicadas do que as brisas matinais, quando brincam na folhagem dos vossos bosques. Por entre que delícias não caminhareis! A vossa linguagem não poderá exprimir essa ventura, tão rápida entra ela por todos os vossos poros, tão vivo e refrigerante é o manancial em que, orando, se bebe. Dulçurosas vozes, inebriantes perfumes, que a alma ouve e aspira, quando se lança a essas esferas desconhecidas e habitadas pela prece! Sem mescla de desejos carnais, são divinas todas as aspirações. Também vós, orai como o Cristo, levando a sua cruz ao Gólgota, ao Calvário. Carregai a vossa cruz e sentireis as doces emoções que lhe perpassavam nalma, se bem que vergado ao peso de um madeiro infamante. Ele ia morrer, mas para viver a vida celestial na morada de seu Pai.

— Santo Agostinho. (Paris, 1861.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVII, item 23.)

🌷🌿🌷

O Lado Bom


Exila das províncias da tua vida a maldade.


Rebate o pensamento doentio com o saudável;
corta a rede perniciosa das suspeitas
injustificáveis com a tesoura da
confiança no teu próximo.


É tormentoso viver armado contra os outros, ver primeiro o lado negativo,
detectar a imperfeição.


Ninguém há, na Terra, sem defeitos, como não existe uma só pessoa que não possua também virtude, por pior que este indivíduo seja.


Procura o lado bom de todos
e te descobrirás bem,
renovado e afável.
🌷🌿🌷
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
🌷🌿🌷

O FLAGELO SOCIAL DO SUICÍDIO


O suicídio é um grande flagelo social. Já são conhecidos seus efeitos sociais, na família que fica e nos desdobramentos sofridos pelos que a ele se entregam.

As descrições mediúnicas, pela psicografia ou pela psicofonia, notadamente após o lançamento do grande livro Memórias de Um Suicida(1), trazido pela mediunidade de Yvonne do Amaral Pereira, que se traduz num verdadeiro tratado sobre o tema, o suicídio é uma grande preocupação e motivo de aflição, com necessidade de que busquemos estudá-lo e compreendê-lo – até para poder ajudar em sua prevenção.

Pela quantidade diária de ocorrências no Planeta, deve merecer nossa atenção para providências que atenuem essa tendência, despertando a mentalidade humana para o valor da vida, de sua preservação.

Estudiosos espíritas, escritores e palestrantes, médiuns e grupos de estudo estão sempre às voltas com o tema, trazendo explicações bem estruturadas e argumentos sólidos que projetem mais reflexão junto às variadas classes sociais, para que esse mal seja banido da sociedade. 

E Chico [Xavier], em diferentes ocasiões, respondeu sobre o tema. Tanto a pergunta quanto a resposta selecionadas do livro Encontros no Tempo(2) para o presente trabalho são bem compactas, mas merecem ser trazidas para ampliar essa reflexão. O médium foi indagado desta forma:

— Se você dispusesse de alguns breves instantes para falar a uma pessoa prestes a suicidar-se, que diria a essa pessoa?

A própria pergunta está muito bem elaborada e desperta atenção pela objetividade de uma situação a que todos podemos enfrentar: estar diante de alguém que ameaça suicidar-se. Imagine o leitor dispor de alguns breves instantes para tentar ajudar alguém nessa situação.

E Chico respondeu com sabedoria. Note o leitor a conclusão da resposta:

— Diria imediatamente, qual já tenho feito em diversas ocasiões, que a morte não existe como extinção da vida e que convém a essa pessoa uma pausa para pensar nas próprias intenções, e revisá-las.

Note a sabedoria do final: “que convém a essa pessoa uma pausa para pensar nas próprias intenções, e revisá-las.”

Essa é uma necessidade geral, de todos nós, nas diferentes situações da vida.

Todos nós precisamos de uma pausa para pensar e revisar as próprias intenções. A recomendação amplia-se para diferentes situações e não se restringe a alguém prestes a suicidar-se. Mas, é claro, que o peso diante de uma pessoa com essa intenção é muito maior.

Farto material de estudo está disponível em O Livro dos Espíritos(3), questões 943 a 957. Busque-se, contudo, O Evangelho Segundo o Espiritismo(4), capítulo V, item 16, e encontrará: “(...) A propagação das ideias materialistas é, pois, o veneno que inocula, em um grande número de pessoas, o pensamento do suicídio (...)”, razão pela qual todos nós estamos conclamados a divulgar a noção geral da imortalidade da alma e da responsabilidade que trazemos perante a vida.
🌷🌿🌷
Livro: Diante da Vida Com Chico Xavier
Orson Peter Carrara
IDE – Instituto de Difusão Espírita
Notas de Fernando Peron (junho de 2019):
(1) Memórias de Um Suicida. Yvonne A. Pereira (obra mediúnica). FEB – Federação Espírita Brasileira. Riquíssima de conteúdo sobre o Plano Espiritual e as Leis de Ação e Reação, é considerada uma das dez melhores obras espíritas do século XX.
(2) Encontros no Tempo. Francisco Cândido Xavier, por Espíritos Diversos, Hércio Marcos Cintra Arantes. IDE – Instituto de Difusão Espírita.




(3) O Livro dos Espíritos. Allan Kardec. Várias editoras.




(4) O Evangelho Segundo o Espiritismo. Allan Kardec. Várias editoras.
***************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.